quarta-feira, 26 de agosto de 2015

REVISÃO 8ª SÉRIE


A Guerra Fria foi um evento mundial que aconteceu no período pós-guerra e perdurou até o início dos anos 90. Nela, não havia batalhas entre as forças bélicas, nem ataques diretos; entretanto, o que aconteciam eram as famosas corridas, buscas pela hegemonia mundial e se deu entre os Estados Unidos e União Soviética, respectivamente, capitalismo e socialismo.
  • Paralelamente à Guerra Fria, aconteceram muitos fatos marcantes na história. Entre eles:

Plano Marshall
Comecon
Conflitos como: Guerra da Coréia; Revolução Chinesa; Revolução Cubana; Guerra do Vietnã;
Corrida Tecnológica (Corrida Espacial)
  • Também podemos citar como características da Guerra Fria:
A Paz Armada
O Macarthismo (Caça às Bruxas)

O capitalismo e o socialismo representam dois sistemas político-econômicos absolutamente distintos.
  • U.R.S.S - Socialista

Características: nacionalização,economia planificada e controlada pelo Estado,abolição do livre comércio entre outros.

  • Socialismo Na Europa

Foi implantado em vários países do leste e centro da Europa.A implantação do socialismo nesses países ocorreu após o fim do conflito, e em grande parte, foram impostas pela presença militar soviética
  • E.U.A - Capitalismo

Características: divisão da sociedade em classes, com grupos abastados que, em geral, detêm os meios de produção e outras subdivisões formadas por trabalhadores que executam trabalhos que envolvem  o uso de tais meios;
  • Muro de Berlim - Simbolo da Guerra Fria

Representava a bipolarização do mundo entre Capitalistas e Socialistas.
Sua queda representou Para a Alemanha, o início de seu processo de reunificação política e  também o fim da Guerra Fria e do domínio da União Soviética sobre as nações do leste europeu.
  • A Guerra Fria no Plano Econômico


Plano Marshall e COMECON

As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas. 

  • A Guerra Fria no Plano Militar

Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.


     
Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.

     
Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

  • A Guerra Fria no Plano Tecnológico
A corrida espacial esteve relacionada com a corrida armamentista, durante a Guerra Fria. Os foguetes deram origem aos mísseis de longo alcance. No final da década de 1950, as duas superpotências da época, EUA (capitalista) e a ex-URSS (socialista), começaram a financiar a produção de tecnologia para grandes projetos espaciais. Surgiram então, a NASA (EUA-1958) e Lunik (soviético).

    
Os pioneiros na corrida espacial foram os soviéticos, quando em 1957, colocaram em órbita o primeiro satélite artificial, o Sputnik I. O Sputnik II, levou ao espaço, o primeiro ser vivo, a cadela Laika.   A bordo da nave Vostok I, o soviético Yuri Gagárin, foi o primeiro homem a viajar ao espaço, em 12 de abril de 1961.

    
A liderança soviética na corrida espacial, acirrou a competição entre as duas potências. No ano seguinte, os EUA colocaram em órbita o astronauta John Glenn. Seguiram-se várias missões enviadas ao espaço, norte-americanas e soviéticas. Embora, os soviéticos tenham sido os primeiros a pousar naves-robô na Lua, na década de 1960, os EUA, ultrapassaram a URSS na corrida espacial, quando em 20 de julho de 1969, o norte-americano Neil Armstrong, comandando a Apollo 11, tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua.

  • A Guerra Fria no Plano Ideológico
Na guerra fria houve conflitos entre o socialismo e o capitalismo,que são dois sistemas político-econômicos,são duas ideologias diferentes.
Ideologia é como se trata uma ideia,um ponto de vista.É um conjunto de ideias e nesse período, as duas super-potências usam todos os meios possíveis para mostrar superioridade ao adversário e assim, adquirir mais adeptos.

O BRASIL NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA

Populismoé uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.


Frase Exemplo:

Getúlio Vargas foi um presidente que seguiu o populismo.


Explicação da frase:

Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, adotou o populismo como uma das características de seu governo. Apelidado de "pai do pobres", promoveu seu governo com manifestações e discursos populares, principalmente no Dia do Trabalho (1º de maio). Não respeitou a liberdade de expressão e a democracia no país. Usou a propaganda para divulgar suas ações de governo.

  • Governo de Juscelino Kubitschek e suas medidas para desenvolver as indústrias de base
Dentre as várias ações empreendidas pelo governo JK, o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), congregava uma série de estudiosos que pensavam sobre as formas pelas quais o país poderia estabelecer a resolução de seus problemas de âmbito econômico e social. De forma geral, os integrantes dessa instituição defendiam claramente a adoção de uma política nacionalista, em que o Estado tomasse várias ações para a expansão da economia, incluindo entre outras medidas, o expresso investimento no setor de base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário