sábado, 21 de março de 2015

MANDU LADINO - UM HEROI PIAUIENSE

“No Piauí, no Período Colonial, ocorreu o mais cruento extermínio de nações indígenas da América do Sul. Iniciado no século XVII, o processo de extermínio, prolongou-se até as primeiras décadas do século XIX.”

A história do Piauí é obscura, lamentável e sangrenta. Sobre o nosso solo correram sangue de nações indígenas inteiras, exterminadas pela ganância de uma classe dominante belicamente mais forte e organizada. 
Tudo isso ocorreu para que aqui fosse implantada a empresa pecuarista que, durante muito tempo existia como atividade econômica secundária da colônia portuguesa.
É neste contexto, que o Piauí foi palco da maior resistência nativa organizada que a História do Brasil conheceu...e este movimento teve um líder, Mandu Ladino:


Nascido no Piauí, em Altos ou São Miguel do Tapuio. 
Educado pelos jesuítas da Ibiabapa, rebelou-se, fugiu e foi preso como escravo. Conquistou a confiança do seu dono, tornando-se uma espécie de boiadeiro. 
Vingou-se do assassinato da irmã, aniquilando o mestre-de-campo Souto Maior e todos os seus oficiais.
Reuniu Aranis, Potis, Cariris e outras tribos inimigas, formando uma nação de índios rebelados, cujas lutas duraram de 1712 até 1718. 
Em 1717, no Portos das Barcas, atravessando o Igaraçu, foi alvejado e morto por afogamento.
Representa para os povos índigenas o mesmo que Zumbi representa para os negros. 
O Delta do Parnaíba foi o último trecho da costa brasileira a ser dominada pelos colonizadores, graças a Mandu Ladino.



"Que todos saibam que aqui houve um massacre, que aqui houve um povo que lutou contra a repressão e que essa sociedade presente nada mais é do que uma sociedade de mestiços, 
com fortes traços dos nativos que aqui viveram e nos deixaram como maior herança, o poder da resistência."

Nenhum comentário:

Postar um comentário