quinta-feira, 12 de maio de 2011

ANTIGUIDADE CLÁSSICA

 GRÉCIA ANTIGA

A história da Grécia Antiga se divide em cinco períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

  Período Pré-Homérico

* O Período Pré-Homérico ocorreu entre 2000 a.C e 900 a.C, aproximadamente.
* Tribos de pastores nômades chegaram à Grécia em sucessivas ondas migratórias. Entre estas tribos estavam os aqueus, jônios, eólios e dórios.
* Os aqueus desenvolveram a civilização micênica , absorvendo alguns aspectos culturais da civilização minóica .
* A civilização minóica se desenvolveu na ilha de Creta, ao sul da Grécia. Seu nome deriva de Minos, como era conhecido o seu rei. Os minóicos são considerados talassocráticos , por terem desenvolvido forte poder marítimo.
* Considera-se que os complexos palácios de Cnossos, capital cretense, deram origem ao mito do Minotauro.


Período Homérico

* O Período Homérico ocorreu entre 900 a.C a 700 a.C, aproximadamente.
* O nome deriva do poeta Homero, a quem se atribui a criação de dois famosos poemas: Ilíada e Odisséia . Estes poemas deram base para a compreensão deste período.
* A Ilíada narra a guerra entre Grécia e Tróia (Ílion), na Ásia Menor. Por sua vez, a Odisséia narra o retorno de Ulisses (Odisseu) à sua terra natal.

* Neste período, a vida na Grécia tinha por base a grande família, denominada Genos . No entanto, o crescimento da população e a falta de terras férteis fez estas comunidades entrarem em crise. Os escravos passaram cada vez mais a fazer parte das atividades econômicas.
* Surgiram, então, as cidades-estado, cada uma com organização social e política próprias. Exemplos de cidades-estado: Atenas, Esparta, Tebas, Corinto, entre outras. Algumas cidades-estado tinham uma acrópole , que era a parte mais alta, com função estratégia, religiosa e comercial.

. Período Arcaico
* O Período Arcaico ocorreu entre 700 a.C a 500 a.C., aproximadamente.
*onde se dá a fase final de uma nova transformação social e estrutural. Os Genos foram extintos e deram lugar a uma concentração de terra pela aristocracia que passou a governar os gregos.
*Esse novo movimento da população grega é chamado de Segunda Diáspora Grega
* Este período foi caracterizado por um grande aumento populacional, que levou a fundação de colônias, como Bizâncio, Siracusa e Nápoles.
* Neste período, desenvolveu-se a filosofia, que significa “amor à sabedoria”, uma das maiores contribuições gregas para a civilização ocidental.
* Além disso, as cidades-estado se desenvolveram. A aristocracia, com cada vez mais poder, passou a comandar. A política passou por várias transições, até o surgimento da democracia.
*surgem os primeiros legisladores gregos:
Os mais conhecidos foram os atenienses Drácon e Sólon.


Democracia
* A democracia grega era limitada a uma parcela da população: apenas homens livres adultos eram considerados cidadãos.
* Mulheres, crianças, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Logo, não podiam votar.
* A votação era feito na ostraka , ou conchas. As leis, ou assuntos relativos a votação, variavam. Denominava-se ostracismo o ato de exilar indivíduos através do voto na ostraka .
* A democracia grega era denominada direta, pois o cidadão votava direto nas leis. Nossa democracia é denominada representativa, pois votamos em representantes que, por sua vez, votam nas leis.
* Vale ressaltar que, geralmente, os participantes das assembléias pertenciam a grupos de elite, com grande número de escravos.

 Período Clássico
* O Período Clássico ocorreu entre 500 a.C. e 338 a.C., aproximadamente.
* É considerado, por alguns historiadores, a “Idade do Ouro” da civilização grega.
* Neste período, algumas cidades-estado se uniram para enfrentar os persas, nas guerras médicas . No fim, os gregos saíram vitoriosos.

* Por ter liderado os gregos na vitória contra os persas, Atenas se tornou uma das cidades-estado mais importantes da Grécia. Reuniu outras cidades sob sua influência, através da Liga de Delos .
* Atenas e Esparta, por suas diferenças, acabaram entrando em conflito, na chamada Guerra do Peloponeso . Desta guerra, Esparta saiu vitoriosa.


Diferenças entre Atenas e Esparta
* Haviam grandes diferenças entre a organização social e política de Atenas e Esparta.
* Atenas era uma cidade de navegadores, agricultores, filósofos e artistas. Foi o berço da democracia grega. Esparta , por outro lado, era uma cidade militarista, aristocrática e conservadora.
* A educação, em Atenas, tinha como objetivo a formação completa do homem, nos aspectos físico, intelectual e artístico.
* Em Esparta, a educação tinha como objetivo dar a cada indivíduo a perfeição física, coragem e disciplina para que se tornasse um soldado ideal.


  Período Helenístico
* O Período Helenístico ocorreu entre 338 a.C. e 30 a.C., aproximadamente.
* Após a Guerra do Peloponeso, a Grécia continuou agitada por causa de lutas internas.
* Filipe, rei da Macedônia, aproveitando-se disso, dominou toda a Grécia.

* Seu filho, Alexandre Magno , continuou as conquistas, construindo um rápido e vasto império, que se estendeu até a Índia. Morreu aos 33 anos de idade.

* Suas conquistas ajudaram a difundir a cultura grega para o oriente. Esta fusão entre a cultura grega e oriental é denominada helenismo.

 ROMA ANTIGA

 
 ORIGEM
 
Roma foi fundada na região do Lácio, que era habitada pelos latinos e pelos etruscos. Os etruscos eram um povo de origem oriental que se deslocou para a Europa, chegaram na Península Itálica por volta do século VII a.C. Eles cultuavam a dança e a música.
 
Os latinos eram poderosos comerciantes, fabricantes de tecidos e que praticavam a pirataria. Construíram na região do Lácio várias aldeias.
 
Mas os etruscos tinham um espírito de expansão. Através disso, a aldeia romana foi transformada em cidade. Os etruscos foram responsáveis também pela primeira forma de governo em Roma: a monarquia.


 
Há também uma explicação lendária para o surgimento de Roma no cenário mundial, que foi criado por Tito Lívio e também por Virgílio, um poeta romano. Segundo a lenda ,o filho de Vênus, o príncipe Enéias, fugiu de sua cidade que havia sido destruída pelos gregos, chegou ao Lácio e se casou com uma filha de um rei latino. Eles tiveram filhos, Rômulo e Remo. As duas crianças foram jogadas no Tibre por Amúlio, rei de Alba Longa. mas uma bondosa loba os amamentou, e eles por fim foram encontrados por camponeses. Quando cresceram voltaram ao reino de Alba Longa e denunciaram o rei Amúlio. Em seguida fundaram Roma em 753a.C. Mas surgiu desentendimentos entre os dois irmãos, e em uma luta Rômulo matou seu irmão Remo e se tornou o primeiro rei de Roma.
 

 MONARQUIA

       A primeira forma de governo de Roma foi a monarquia também chamado de o período da realeza.
O rei tinha funções executivas,judicial e religiosa. Na área legislativa seus poderes eram limitados. Todas as leis apresentadas pelo rei tinham de passar pela aprovação do Senado ou Conselho dos Anciãos. O Senado era formado por cidadãos idosos(anciãos)que chefiavam as maiores famílias do Reino. Eles propunham novas leis, fiscalizavam as ações dos reis.
 
Uma vez a lei aprovada pelo Senado, era submetida a outro exame, a dos membros da Assembléia ou Cúria. Eram os cidadãos em condições de servir o exercito. Eles elegiam altos funcionários, aprovavam ou não as leis e aclamavam o rei.


 
A sociedade romana era formada basicamente por classes:
 
» PATRÍCIOS: cidadãos de Roma que tinham grandes propriedades de terras, gados e escravos. Tinham direitos políticos, podiam ter funções no exército, na religião, na justiça e na administração. Eram a aristocracia.
 
» PLEBEUS: maioria da população. Imigrantes que vieram das primeiras conquistas de Roma. Eram livres, dedicados ao comércio,artesanato e a agricultura. Não eram considerados cidadãos de Roma, então não poderiam participar de cargos públicos e nem da Assembléia Curial. Suas famílias não eram legalmente reconhecidas.
 
» CLIENTES: alguns eram estrangeiros e alguns plebeus que para sobreviver se associavam aos patrícios. Eles lhe prestavam diversos serviços pessoais em troca de ajuda econômica e proteção social.
 
» ESCRAVOS: eram os derrotados de guerras. Trabalham em serviços domésticos , agricultura, eram capatazes, artesãos, professores , etc. Eram como propriedade, seu Senhor tinha autonomia para castigá-lo, vendê-lo, alugar seus serviços e decidir sobre sua vida ou sua morte.
 
Roma estava progredindo, mas no Reinado de Tarquínio, os patrícios se rebelaram contra o rei, porque não apoiavam suas decisões em favor dos plebeus. Expulsaram o rei e estabeleceram a República.
 
São conhecidos sete reis romanos: Rômulo,Numa Pompílio,Túlio Hostílio, Anco Márcio, Tarquínio Prisco( o antigo), Sérvio Túlio e Tarquínio(o soberbo).
 

A REPÚBLICA ( 509 a.C.-27 a.C.) 


Foi por água a baixo a realeza romana, no seu lugar o Senado se tornou o órgão máximo da República.
 
Em vez de governar um novo rei, os patrícios elegiam dois lideres que agiriam com plena autoridade sobre os assuntos civis, militares e religiosos por um ano. Esses magistrados eram :
 
» CÔNSUL: propunham leis, presidiam o Senado e as Assembléias.
 
» PRETOR: administrava a justiça.
 
O Senado continuava a ser ocupado pelos patrícios e a Assembléia era formada pelos cidadãos pobres, os plebeus. Era sempre feito um plebiscito entre os cônsules e a Assembléia para tomar decisões.
 
As divergências entre patrícios e plebeus não pararam. O início da República contribuiu para o aumento da plebe. Ela era fundamental para a formação dos exército. Mas não faziam parte da elite econômica e política de Roma. Resultado:cansaram de tanta exploração... recusaram a servir o exército, um desfalque no poder militar de Roma. Essa luta durou mais de um século até eles conseguirem privilégios. entre eles:
  • os plebeus tinham agora representação através de dois TRIBUNOS DA PLEBE, poderiam cancelar quaisquer decisões do governo que de uma forma ou de outra prejudicassem a plebe.
  • LEIS DAS DOZE TÁBUAS : eram para patrícios e plebeus. Dava clareza e evitavam o violamento da leis.
  • LEI CANULÉIA: permitia o casamento entre patrícios e plebeus.
  • ERA PROIBIDA A ESCRAVIDÃO POR DÍVIDA: alguns plebeus passavam a vida toda pagando dívida. Agora isso era proibido.

COMEÇA A EXPANSÃO ROMANA

 
A república romana se expandiu rápido, eles tinham domínio de toda a Península Itálica. Houve as guerras contra Cartago( cidade ao norte da África), chamadas de ‘guerras púnicas’, e houve uma grande expansão do mundo antigo. Vamos entender:
 
*guerras púnicas: os romanos disputavam com Cartago o controle comercial do Mediterrâneo. Cartago possuía muitas colônias na Córsega, Sardenha, Sicília e Península Ibérica. Após batalhas violentas, os romanos derrotaram Cartago.
 
*expansão pelo mundo antigo: os romanos prosseguiram com suas conquistas pelo território do Mediterrâneo Ocidental, que era a Península Ibérica e Gália, e pelo Mediterrâneo Oriental, que compreendia a Macedônia, Grécia e a Ásia Menor, a conquista foi total. Os romanos chamavam o Mediterrâneo de “nosso mar”.
 

A partir dali, Roma conquista , norte da África, Europa Ocidental e Mundo Helenístico. Essa expansão trás a Roma transformações políticas e culturais.
Latifundiário: surgem os latifundiários, que juntamente com as idéias de economia mercantil, produzem e vendem produtos agrícolas. Os latifundiários usam de escravos, conquistados juntamente com os territórios, tendo assim mão-de-obra necessário para o plantio.
Surge também uma nova classe social, os Homens-Novos, que prestavam serviços aos Estado.
O Estado Romano adota a política do Pão e Circo, onde há uma distribuição de pão e diversão (coliseu), no fim da República.

As classes sociais entram em conflito (Homens-Novos, Patrícios, Escravos, Plebeus) gerando assim as guerras civis, que só terão fim com o nascimento do Império Romano.

OS IRMÃOS GRACO

  Tibério e Caio Graco, vendo a situação em que Roma se encontrava propuseram reformas. Queria distribuir as terras entre os camponeses plebeus e limitar o crescimento dos latifúndios, queriam também que o trigo fosse vendido bem baratinho aos pobres.
 
Com tais ideais, Tibério foi assassinado e Caio suicidou-se para fugir da perseguição.
 

DE REPÚBLICA À IMPÉRIO

 
Esse período foi marcado por lutas entre o povo que não mais se submetia aos seus superiores, e lutas entre os próprios generais. Dessas guerras de generais, uniu-se Pompeu, Crasso e Júlio César, que formaram o primeiro triunvirato( governo de três pessoas), mas acabou com a disputa pelo poder de César e Pompeu. Júlio César, tornou-se o único governante de Roma com excelente exército. Governou até sua morte em 44 a.C.
Júlio César

 
Logo estabeleceu-se o segundo triunvirato, composto por Marco Antônio, que cuidava do Oriente, Otávio, Ocidente e Lépido que cuidava dos domínios africanos.
 
Surgiu uma rivalidade entre Otávio e Marco Antônio , que queria formar um império no Oriente.
 
Otávio com o apoio dos romanos, o derrotou e tornou-se o Grande Senhor Roma.
Marco Antônio e Otávio

 

IMPÉRIO ( 27 a.C.- 476 d.C)

 
Otávio acumulou poder, títulos, entre eles passou a se chamar Otávio Augusto. Isso porque Augusto significa divino, majestoso.
 
Seu governo ficou conhecido como o período da Pax( paz) romana.
 

O IMPÉRIO
Alto Império: época de ouro e glória de Roma, o apogeu. É marcada pelos gladiadores e a perseguição aos cristãos. Destaque para Augusto e a introdução da política do Pão e Circo.
Baixo Império: crise por conta da diminuição do n° de escravos.
Trajano abandona a política de conquista de território e o exército passa a defender e proteger as fronteiras, o que gerou a médio e longo prazo, a crise do Império.
Plebeus começam a se deslocar para o campo, gerando assim um êxodo urbano. Eles e os latifundiários fazem um acordo, conhecido como colonato. O latifundiário cede parte de suas terras aos plebeus e em troca, esses trabalharam em suas terras.
Porém, a queda final do Império foi dada pelo Cristianismo, pois este apoiava a todos, quem quer que fosse e isso dava a ele forças. Embora os imperadores tentassem perseguir os seguidores, não havia mais como evitar: a população estava convertida, e começava a questionar os poderes do rei.
Quando Teodósio assume o poder, oficializa o cristianismo como a religião local, criando-se assim a Igreja Católica Apostólica Romana. Ele também pratica reformas na administração do Império dividindo-o em 2 partes: Império do Ocidente, com a capital em Roma, e o Império do Oriente, com a capital em Constantinopla.


A parte Ocidental sofre invasões e saques dos Bárbaros e Germanos, sendo dividida então em Reinos Bárbaros, começando assim a Idade Média.
 E MORREU MARIA PREÁ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário