quinta-feira, 23 de setembro de 2010

REVISÃO- 3º ANO


01.Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.
Com relação à Reforma Protestante pode-se afirmar:
(  V  ) a doutrina calvinista, exaltando o trabalho e desprezando o lazer e o luxo, foi a grande alavanca na direção do capitalismo;
 F  ) tanto Frei Martinho Lutero como o monge dominicano Tetzel defendiam as indulgências papais como forma de perdão dos pecados na Terra e no céu;
(  V  ) o parlamento inglês apoiou Henrique VIII no rompimento com a Igreja de Roma e aprovou, em 1534, o Ato de Supremacia que mantinha a Igreja da Inglaterra sob a autoridade do Rei, surgindo a Igreja Nacional Anglicana independente de Roma;
(  V  ) com o objetivo de evitar a expansão da Reforma, a Igreja Católica reagiu com o movimento da Contra-Reforma;
(   F ) o movimento reformista na Alemanha funcionou como um fator de unidade nacional, provocando a unidade dos estados do Sul com os estados do Norte.

02. TEXTO I: "Rivais dignos dos príncipes, os soberanos pontífices, os cardeais e os bispos... Hoje... os bispos apenas se preocupam em apascentar-se a si próprios, deixam o cuidado do rebanho a Cristo... esquecem que a palavra bispo significa trabalho, vigilância, solicitude. Servem-se apenas de tais qualidades quando pretendem recolher dinheiro..."
            (Erasmo de Rotterdam apud MELLO, p. 45)

TEXTO II: "Tese 2. O papa não quer, nem pode, perdoar alguma pena, exceto aquelas que ele tenha imposto por sua própria vontade..."
            (Lutero apud MELLO, p. 54)

TEXTO III: "Tese 21. Erram, pois, os pregadores das indulgências que dizem que, pelas indulgências do papa, o homem fica livre de toda a pena e fica salvo."
            (Idem)

TEXTO IV: "O trabalhador é o que mais se assemelha a Deus... Um homem que não quer trabalhar não deve comer... O pobre é suspeito de preguiça, o que constitui uma injúria a Deus."
            (Calvino apud MELLO, p. 52)

A análise dos textos e os conhecimentos sobre a Reforma permitem concluir:

(01) O movimento luterano questionou a infalibilidade papal e o seu poder de conceder a salvação aos cristãos.
(02) A Igreja Católica, no século XVI, foi contestada pelo caráter comercial que atribuiu às relações entre Deus e os fiéis.
(04) Os "pregadores das indulgências" mencionados na tese luterana contribuíram decisivamente para o aumento do poder real, pois atribuíam aos reis a indicação definitiva dos que deveriam ser salvos para o reino da glória.
(08)  Erasmo de Rotterdam, quando afirmou que os bispos "deixam o cuidado do rebanho a Cristo", demonstrava a preocupação dos dignitários da Igreja com a vida material e espiritual das camadas populares, no século XVI.
(16) Quando Calvino afirmou que "O trabalhador é o que mais se assemelha a Deus", enaltecia a dignidade do trabalho e reivindicava a melhoria das relações trabalhistas.
(32) "O pobre é suspeito de preguiça, o que constitui uma injúria a Deus"; a afirmativa de Calvino encorajava o trabalhador e o lucro, o que favoreceu significativamente a construção de uma justificativa ética para o enriquecimento da burguesia.

Soma (  35 )

03. Enumere as principais críticas, dirigidas à Igreja católica, elaboradas pelo movimento de Reforma Protestante.
R-Dentre as principais críticas dirigidas à Igreja no contexto da Reforma Protestante, pode-se destacar aquelas que recaiam sobre:
- a cobrança de indulgências aos fiéis para a obtenção da salvação eterna;
- o luxo e a ostentação do clero;
- a simonia e o nicolaismo praticados pelo clero;
- o distanciamento do clero em relação aos anseios dos fiéis;
- o envolvimento do Papa em contendas políticas.




04. Leia com atenção o texto adiante e, em seguida, responda às questões.

A doutrina de Copérnico, no século XVI, assinala o rompimento com a concepção de cosmos fechado, que dominou o pensamento ocidental medieval.
... o universo é esférico; em parte porque essa forma, sendo um todo completo e dispensando toda articulação, é a mais perfeita de todas; em parte porque ela constituiu a forma mais espaçosa, que é portanto a mais apropriada a conter e reter todas as coisas; ou também porque todas as partes separadas do mundo, seja o Sol, a Lua e os planetas, afiguram-se esferas.
            COPÉRNICO, N. "De revolutionibus orbium coelestium". Apud KOYRÉ, A. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 39-40.

a)      Explique, no contexto de revolução científica, o posicionamento da Igreja Católica envolvendo o físico Galileu Galilei.
R-Galileu Galilei, foi condenado pela Inquisição por defender as formulações de Copérnico e de Giordano Bruno sobre o Universo, pois estas contrariavam o geocentrismo proclamado pela Igreja e por conseguinte, abalavam o próprio poder da Igreja.




05. Responder à questão associando os nomes dos artistas e escritores do Renascimento italiano (coluna A) com as características gerais de suas obras (coluna B).

Coluna A
1. Sandro Boticcelli
2. Leonardo da Vinci
3. Giovanni Boccaccio
4. Michelangelo

Coluna B
(  4  ) Escultor e pintor que realizou as obras Pietá, Davi e Moisés, inspirando-se na escultura gregoromana.
(  3 ) Escritor que produziu Decameron em dialeto italiano, obra na qual, com humor, faz uma crítica ao clero e aos costumes da época.
(  2  ) Pintor que, além de ter produzido o retrato mais famoso da história da arte, notabilizou-se como gênio inventivo.
(  1 ) Pintor que, influenciado pela mitologia clássica, concebeu Nascimento de Vênus e Alegoria da Primavera.

A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
a) 1 - 3 - 2 - 4
b) 2 - 4 - 3 - 1
c) 3 - 1 - 2 - 4
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) 4 - 3 - 2 - 1

06. Em 1516 foi publicado o livro "Utopia", do humanista inglês Thomas More. A respeito das idéias humanistas, é correto afirmar:

(01) More defendia a sociedade aristocrática inglesa; seu livro foi um elogio às elites e ao estilo de vida dos nobres, sendo a ilha Utopia uma representação da Inglaterra.
(02) Os humanistas ingleses e dos Países Baixos escreveram críticas impiedosas à sociedade e aos vícios humanos[Gargantua e Pantagruel], aos homens da Igreja[A Divina Comédia] e aos maus governantes, como se pode ler, por exemplo, no livro "O Elogio da Loucura", de Erasmo.
(04) Uma das principais características do pensamento humanista é a crença na ligação entre conhecimento e governo justo. Isso explica a divulgação de obras de aconselhamento dos príncipes e de obras voltadas para a crítica social.[Lembre-se que a obra "O Príncipe de Maquiavel" é um exemplo de racionalidade-governar com a razão.Sem emoção.]
(08) Um elemento importante na formulação do pensamento humanista foi a defesa do bem público.[Associe isso ao desejo renascentista de ampliar o conhecimento através da criação de instituições de ensino que atendesse à um maior número de pessoas]
(16) Para os humanistas cristãos, a república perfeita era a república cristã fundada nas virtudes do povo e do príncipe[Se ambos, porém, o príncipe e o povo estiverem submetidos às leis.]

Soma (  30  )





07. Observe a figura e responda.
"Proporções do corpo humano", Leonardo da Vinci (1452-1519).













a)      A qual concepção artística pertence?

R-Renascimento ou Renascença.
b)      Quais as idéias da época que podem ser identificadas nesse desenho?
R- O antropocentrismo e o cientificismo que se opunham ao teocentrismo e o misticismo do período anterior ao Renascimento (Idade Média), considerada a "Idade das Trevas" culturais pelos contemporâneos da Renascença.



08. O texto foi extraído da peça "Tróilo e Créssida" de William Shakespeare, escrita provavelmente, em 1601.
           
            "Os próprios céus, os planetas, e este centro
            reconhecem graus, prioridade, classe,
            constância, marcha, distância, estação, forma,
            função e regularidade, sempre iguais;
            eis porque o glorioso astro Sol
            está em nobre eminência entronizado
            e centralizado no meio dos outros,
            e o seu olhar benfazejo corrige
            os maus aspectos dos planetas malfazejos,
            e, qual rei que comanda, ordena
            sem entraves aos bons e aos maus."
            (personagem Ulysses, Ato I, cena III).
                        SHAKESPEARE, W. "Tróilo e Créssida". Porto: Lello & Irmão, 1948.

A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria
a) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.
b) da reflexão da luz do árabe Alhazen.
c) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.
d) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.
e) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.



09. O trecho abaixo é um diálogo entre D. Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, personagens da monumental obra de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha.

            "... " Quais gigantes? - Disse Sancho Pança.
            - Aqueles que ali vês - respondeu o amo [...]
            - Olhe bem Vossa Mercê - disse o escudeiro que aquilo não são gigantes, são moinhos de vento. [...]
            - Bem se vê - respondeu Dom Quixote - que não andas corrente nisto das aventuras, são gigantes, são; e se tens medo tira-te dai e põe-te em oração enquanto eu vou entrar com eles em [...] desigual batalha. "..."
            CERVANTES de Saavedra, Miguel de. "Dom Quixote de La Mancha." São Paulo, Abril Cultural, 1981. p. 55.

Analisando o texto, o momento e as circunstâncias em que foi escrito, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S), dando a SOMATÓRIA.

01. "Dom Quixote de La Mancha" é uma das principais obras do chamado Renascimento Cultural.
02. "Dom Quixote", como a maioria das obras do Renascimento, defende intransigentemente as instituições medievais, daí seu principal personagem ser um "cavaleiro andante".
04. William Shakespeare, autor de "Romeu e Julieta", "Hamlet", "Macbeth" e muitas outras obras e Luís de Camões, autor de "Os Lusíadas", também foram autores do chamado Renascimento Literário.
08. O Renascimento provocou mudanças na literatura, arquitetura, escultura, pintura, música e nas ciências.
16. O movimento renascentista representou o novo, o moderno - o mundo das cidades e do dinheiro, e se opunha aos conceitos e instituições medievais.
32. Renascença atingiu a Espanha de Miguel Cervantes, Portugal, a Inglaterra e os Países Baixos. Teve seu início nos grandes centros comerciais italianos como Veneza, Florença e Milão.

SOMA[61 ]

10. A estátua de David, hoje exposta na Academia de Florença, na Itália, é considerada uma das maiores obras da arte universal e um símbolo do Renascimento. O Renascimento é considerado por muitos historiadores um marco da "grande mutação intelectual do Ocidente" ocorrida nos séculos XV e XVI.
a)      Cite outras três obras importantes produzidas pelo Renascimento, localizando seus autores e o país em que foram produzidas.
      Shakespeare (Inglaterra): Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Otelo, A Tempestade, Sonho de Uma Noite de Verão, etc.

      Maquiavel (Itália): O Príncipe
      Leonardo da Vinci (Itália): A Última Ceia, Mona Lisa
      Michelângelo (Itália): A capela Sixtina, a Pietá
                           Erasmo de Rotterdam (Holanda): O Elogio da Loucura
                          Cervantes (Espanha): Dom Quixote.

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS




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