sexta-feira, 27 de agosto de 2010

NICOLAU MAQUIAVEL


O PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO INFLUENCIADO PELO MAQUIAVEL:


Há uma crítica à noção de "bom governo", fundamental para o pensamento político medieval. Segundo essa noção, o rei deveria ser portador de virtudes cristãs, morais e principescas. O príncipe deveria ser amado por seus governados. Para Maquiavel, o rei bom, portador de virtudes morais e religiosas, corre o risco de perecer e perder o seu reino.
Sua crítica se dirige à ineficiência do rei bom em conservar o poder. Para manter os principados, sobretudo os recém-conquistados, até alcançar respeito e legitimidade entre seus súditos, ele "tem de aprender os meios de não ser bom". A partir do século XVI, com Maquiavel, o pensamento político se desliga da moral e da religião. Maquiavel substitui na política a categoria "bondade" pela "eficácia".

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PARTICIPE DA CAMPANHA

Uma campanha ecumênica de jovens cristãos de Teresina
em nome da solidariedade

JESUS CRISTO AJUDA
E VOCÊ ?


ASSIM EU APRENDO HISTÓRIA

MESTRE WILSON


PESQUISE E RESPONDA AS QUESTÕES X.[Entendeu ou quer que eu desenhe?]


 . "Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Conseqüentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus".
            (Jacques Bossuet, POLÍTICA TIRADA DAS PALAVRAS DA SAGRADA ESCRITURA, 1709)

"(...) que seja prefixada à Constituição uma declaração de que todo o poder é originalmente concedido ao povo e, conseqüentemente, emanou do povo".
            (Emenda Constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789)

a)      Explique a concepção de Estado em cada um dos textos.

b)      Qual a relação entre indivíduo e Estado em cada um dos textos?

. "Aquele que deu reis aos homens, quis que os respeitassem como seus lugares-tenentes, reservando apenas a si próprio o direito de examinar sua conduta. Sua vontade é que qualquer um nascido súdito obedeça sem discernimento; e esta lei tão expressa e tão universal não foi feita em favor dos príncipes apenas, é salutar ao próprio povo ao qual é imposta".
                                                     (Memórias para a instrução do Delfim. Luís XIV).

O texto anterior, atribuído ao rei francês Luís XIV, bem como sua frase "O Estado sou eu", dão as indicações sobre como se concebia a política e o poder real nos séculos XVII e XVIII. Defina tal concepção política e os elementos em que se baseava.


QUESTÕES RESPONDIDAS
01. Leia com atenção o texto adiante e, em seguida, responda às questões.

A doutrina de Copérnico, no século XVI, assinala o rompimento com a concepção de cosmos fechado, que dominou o pensamento ocidental medieval.
... o universo é esférico; em parte porque essa forma, sendo um todo completo e dispensando toda articulação, é a mais perfeita de todas; em parte porque ela constituiu a forma mais espaçosa, que é portanto a mais apropriada a conter e reter todas as coisas; ou também porque todas as partes separadas do mundo, seja o Sol, a Lua e os planetas, afiguram-se esferas.
            COPÉRNICO, N. "De revolutionibus orbium coelestium". Apud KOYRÉ, A. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 39-40.

a)      Explique, no contexto de revolução científica, o posicionamento da Igreja Católica envolvendo o físico Galileu Galilei.
 Galileu Galilei, foi condenado pela Inquisição por defender as formulações de Copérnico e de Giordano Bruno sobre o Universo, pois estas contrariavam o geocentrismo proclamado pela Igreja e por conseguinte, abalavam o próprio poder da Igreja.

02. Responder à questão associando os nomes dos artistas e escritores do Renascimento italiano (coluna A) com as características gerais de suas obras (coluna B).

Coluna A
1. Sandro Boticcelli
2. Leonardo da Vinci
3. Giovanni Boccaccio
4. Michelangelo

Coluna B
(  4  ) Escultor e pintor que realizou as obras Pietá, Davi e Moisés, inspirando-se na escultura gregoromana.
(  3  ) Escritor que produziu Decameron em dialeto italiano, obra na qual, com humor, faz uma crítica ao clero e aos costumes da época.
(  2 ) Pintor que, além de ter produzido o retrato mais famoso da história da arte, notabilizou-se como gênio inventivo.
(  1 ) Pintor que, influenciado pela mitologia clássica, concebeu Nascimento de Vênus e Alegoria da Primavera.

A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
a) 1 - 3 - 2 - 4
b) 2 - 4 - 3 - 1
c) 3 - 1 - 2 - 4
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) 4 - 3 - 2 - 1

03. Em 1516 foi publicado o livro "Utopia", do humanista inglês Thomas More. A respeito das idéias humanistas, é correto afirmar:

(01) More defendia a sociedade aristocrática inglesa; seu livro foi um elogio às elites e ao estilo de vida dos nobres, sendo a ilha Utopia uma representação da Inglaterra.
(02) Os humanistas ingleses e dos Países Baixos escreveram críticas impiedosas à sociedade e aos vícios humanos, aos homens da Igreja e aos maus governantes, como se pode ler, por exemplo, no livro "O Elogio da Loucura", de Erasmo.
(04) Uma das principais características do pensamento humanista é a crença na ligação entre conhecimento e governo justo. Isso explica a divulgação de obras de aconselhamento dos príncipes e de obras voltadas para a crítica social.
(08) Um elemento importante na formulação do pensamento humanista foi a defesa do bem público.
(16) Para os humanistas cristãos, a república perfeita era a república cristã fundada nas virtudes do povo e do príncipe.

Soma ( 30 )

04. Observe a figura e responda.

"Proporções do corpo humano", Leonardo da Vinci (1452-1519).
   a)      A qual concepção artística pertence?
 Renascimento ou Renascença.

b)      Quais as idéias da época que podem ser identificadas nesse desenho?
O antropocentrismo e o cientificismo que se opunham ao teocentrismo e o misticismo do período anterior ao Renascimento (Idade Média), considerada a "Idade das Trevas" culturais pelos contemporâneos da Renascença. 


05. O texto foi extraído da peça "Tróilo e Créssida" de William Shakespeare, escrita provavelmente, em 1601.
           
            "Os próprios céus, os planetas, e este centro
            reconhecem graus, prioridade, classe,
            constância, marcha, distância, estação, forma,
            função e regularidade, sempre iguais;
            eis porque o glorioso astro Sol
            está em nobre eminência entronizado
            e centralizado no meio dos outros,
            e o seu olhar benfazejo corrige
            os maus aspectos dos planetas malfazejos,
            e, qual rei que comanda, ordena
            sem entraves aos bons e aos maus."
            (personagem Ulysses, Ato I, cena III).
                        SHAKESPEARE, W. "Tróilo e Créssida". Porto: Lello & Irmão, 1948.

A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria
a) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.
b) da reflexão da luz do árabe Alhazen.
c) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.
d) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.
e) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.

06. O trecho abaixo é um diálogo entre D. Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, personagens da monumental obra de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha.

            "... " Quais gigantes? - Disse Sancho Pança.
            - Aqueles que ali vês - respondeu o amo [...]
            - Olhe bem Vossa Mercê - disse o escudeiro que aquilo não são gigantes, são moinhos de vento. [...]
            - Bem se vê - respondeu Dom Quixote - que não andas corrente nisto das aventuras, são gigantes, são; e se tens medo tira-te dai e põe-te em oração enquanto eu vou entrar com eles em [...] desigual batalha. "..."
            CERVANTES de Saavedra, Miguel de. "Dom Quixote de La Mancha." São Paulo, Abril Cultural, 1981. p. 55.

Analisando o texto, o momento e as circunstâncias em que foi escrito, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S), dando a SOMATÓRIA.

01. "Dom Quixote de La Mancha" é uma das principais obras do chamado Renascimento Cultural.
02. "Dom Quixote", como a maioria das obras do Renascimento, defende intransigentemente as instituições medievais, daí seu principal personagem ser um "cavaleiro andante".
04. William Shakespeare, autor de "Romeu e Julieta", "Hamlet", "Macbeth" e muitas outras obras e Luís de Camões, autor de "Os Lusíadas", também foram autores do chamado Renascimento Literário.
08. O Renascimento provocou mudanças na literatura, arquitetura, escultura, pintura, música e nas ciências.
16. O movimento renascentista representou o novo, o moderno - o mundo das cidades e do dinheiro, e se opunha aos conceitos e instituições medievais.
32. Renascença atingiu a Espanha de Miguel Cervantes, Portugal, a Inglaterra e os Países Baixos. Teve seu início nos grandes centros comerciais italianos como Veneza, Florença e Milão.

SOMA[ 61 ]

07. A estátua de David, hoje exposta na Academia de Florença, na Itália, é considerada uma das maiores obras da arte universal e um símbolo do Renascimento. O Renascimento é considerado por muitos historiadores um marco da "grande mutação intelectual do Ocidente" ocorrida nos séculos XV e XVI.

a) Cite outras três obras importantes produzidas pelo Renascimento, localizando seus autores e o país em que foram produzidas.

Shakespeare (Inglaterra): Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Otelo, A Tempestade, Sonho de Uma Noite de Verão, etc.

- Maquiavel (Itália): O Príncipe
- Leonardo da Vinci (Itália): A Última Ceia, Mona Lisa
- Michelângelo (Itália): A capela Sixtina, a Pietá
- Erasmo de Rotterdam (Holanda): O Elogio da Loucura
- Cervantes (Espanha): Dom Quixote.
 


08. O século XV, apesar de ser considerado como o século da decadência do Renascimento italiano, gerou gênios como Rafael Sanzio e Michelângelo nas Artes plásticas.

Na literatura, o grande nome foi Nicolau Maquiavel (1469-1527) que escreveu um texto antológico na história do teatro ocidental - A MANDRÁGORA- com a qual satirizava a sociedade florentina sobre o poder dos Médici. Ele é autor também de um famoso livro que o levou a ser chamado de "Pai da Ciência Política".

a)      Como se intitula esse livro e qual o seu conteúdo?
  O PRÍNCIPE - espécie de conduta para chegar-se ou manter-se no poder.

b)      Comente a máxima maquiavélica: "Os fins justificam os meios."
 Para se chegar ou manter o poder tudo seria possível.

09. Segundo Hobbes, inicialmente as sociedades viviam em estado natural, em completa anarquia. Então, os indivíduos formam o Estado para se protegerem contra a violência; só assim o poder do soberano é total porque é fruto do consentimento espontâneo dos indivíduos que doavam a sua liberdade ao Estado.Qual a frase usada por  Hobbes que resume esse seu pensamento?
"O homem é o lobo do homem"

10. Explique a frase de Luís XIV: "Um Rei, uma Lei, uma Fé".
 Significava que, com a concentração do poder na figura do soberano, haveria no reino apenas uma autoridade, apenas uma justiça e uma única autoridade religiosa: o rei.


11. Um mercantilista inglês escreveu: Os meios ordinários para aumentar nossa riqueza e tesouro são pelo comércio exterior, para o que devemos obedecer sempre a esta regra: vender mais aos estrangeiros em valor do que consumimos deles.
            (Thomas Mun, "Discourse on England's Treasure by Foreing Trade", 1664)

a)      O autor desse fragmento exprime um princípio essencial da política mercantilista. Era através dele que os mercantilistas explicavam a origem da riqueza dos estados. Que princípio era este?
 Balança comercial favorável .
b)      Por que as áreas coloniais da América foram fundamentais para a satisfação desse princípio mercantilista?
Graças ao monopólio metropolitano sobre o comércio colonial, a metrópole mantinha uma balança comercial favorável em relação à colônia, o que favorecia a acumulação primitiva de capitais na Europa.

12.       Balança fecha com déficit de US$ 315 milhões

O governo está comemorando o déficit de US$ 315 milhões na balança comercial do mês passado, bem abaixo do saldo negativo de US$ 811 milhões registrado em julho.
                                               (O GLOBO, 02/09/97)
                                              
A notícia acima identifica uma preocupação do governo em obter um saldo positivo nas correntes de comércio. Essa preocupação, no entanto, não é nova.
Na Idade Moderna - séculos XV ao XVIII, a formulação da idéia de uma balança favorável era decorrente das práticas econômicas .Sendo assim, indique alguns dos mecanismos que o Estado usava para garantir e manter o Superávit.
 Intervencionismo;
 Protecionismo Alfandegário;
 Monopólio;
 Colonialismo.

E MORREU MARIA PREÁ...











terça-feira, 24 de agosto de 2010

TEMPO PERDIDO



Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...
[TRECHO DA MÚSICA:TEMPO PERDIDO-LEGIÃO URBANA]

LEMBRE-SE QUE NÃO TEMOS MAIS O TEMPO QUE POSSOU MAS, TEMOS AINDA POUCO MAIS DE 2 MESES PARA INTENSIFICARMOS NOSSOS ESTUDOS.

QUE VENHA O ENEM.

sábado, 21 de agosto de 2010

BOAS DICAS


FIQUE ATENTO ÀS DICAS DO VÍDEO ABAIXO...
O INTUITO É LHE FORNECER MAIS UM MECANISMO DE ANÁLISE PARA AS QUESTÕES
LEMBRE-SE QUE A PROVA É DE CONHECIMENTO
A ATENÇÃO AOS DETALHES É FUNDAMENTAL
ESPERO QUE GOSTEM



UM GRANDE ABRAÇO DO MESTRE...

TÉCNICA DO CHUTE



FONTE:HISTÓRIA DIGITAL.ORG

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

RENASCIMENTO CULTURAL-LITERÁRIO-FILOSÓFICO-ARTÍSTICO-CIENTÍFICO

O Renascimento Cultural

A partir do século XIV, a revalorização da estética da Antigüidade greco-romana deu origem ao movimento cultural conhecido como Renascimento.

Podemos considerar como causas da Renascença:

- o renascimento comercial e urbano;
- o fortalecimento da burguesia;
- o passado clássico na península itálica;
- a vinda dos sábios bizantinos.

Características

Entre suas características estão

- o individualismo ou o desejo de valorização individual; 
- a busca por explicações racionais, o racionalismo;
- a substituição do teocentrismo medieval pelo antropocentrismo;
- a valorização dos feitos humanos, o humanismo, tendo como inspiração os feitos greco-romanos.

O Mecenato

A burguesia, como grupo social menos tradicional, buscou a promoção social através da arte e forneceu apoio financeiro aos artistas e pensadores. À essa atitude damos o nome deMecenato; também foram considerados mecenas alguns Papas, Bispos e colecionadores de obras de arte.


Bramante, Igreja de Santa Maria, praça Jan Satiro, Milão


O pensamento medieval, dominado pela religião, cede lugar a uma cultura voltada para os valores do indivíduo. Os artistas, inspirando-se uma vez mais no legado clássico grego, buscam as dimensões ideais da figura humana e a representação fiel da realidade. Esse período corresponde à Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (do século XIII ao XVI) e pode ser dividido em Duocento (1200 a 1299), Trecento (1300 a 1399), Quattrocento (1400 a 1499) e Cinquecento (1500 a 1599). 

O movimento renascentista foi a evolução das artes, sobretudo da pintura, da escultura, da arquitetura, da literatura e da música com características e propostas novas. Utilizando-se de temas cristãos ou da Antiguidade greco-romana, a arte renascentista valorizou o homem como a medida de todas as coisas. Os elementos artísticos da Antiguidade clássica voltaram a servir de referência cultural e artística. O humanismo colocou o homem como centro do universo (antropocentrismo). O uso da técnica de  perspectiva, de conhecimentos científicos e matemáticos para reproduzir a natureza com fidelidade são características desta época. A escultura e a pintura adquiriram autonomia em relação à arquitetura. As obras dos artistas retratavam a beleza, a harmonia e o movimento do corpo humano, em perfeitas construções anatômicas. A técnica da pintura desenvolveu-se rapidamente, pois os artistas precisavam retratar o burguês, sua família e os objetos de luxo de sua residência com minúcias de detalhes.



fonte: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_arte/renascimento_cultural/hist_arte~renascimento_cultural



Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras:
  • Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.
  • obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina.
     
  • Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
  • Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc obras principais :Mona Lisa, Última Ceia.

LITERATURA

Luís de Camões(1524-1580). É considerado o maior poeta da língua portuguesa. Sua obra-prima, Os Lusíadas, é um poema que conta a viagem do grande navegador português Vasco da Gama ás Índias.

Miguel de Cervantes(1547-1616). A principal obra deste grande escritor espanhol foi Dom Quixote. Seus dois principais personagens são Dom Quixote, um nobre sonhador que, aos 50 anos de idade, quer reviver as glórias dos cavaleiros medievais e recusa-se a usar dinheiro, e o seu escudeiro e acompanhante Sancho Pança, que só pensa em dormir e comer.

William Shakespeare(1564-1616). Foi um dos maiores autores de peças de teatro do mundo. Este artista inglês produziu tragédias, como Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, comédias, como Sonho de uma noite de verão, e peças históricas, comoHenrique VIII.

François Rabelais,1483 — Paris9 de abril de 1553) foi um escritorpadre emédico francês do Renascimento, que usou, também, o pseudônimo Alcofribas Nasier(um anagrama de seu verdadeiro nome).
Ficou para a posteridade como o autor das obras primas cómicas Pantagruel e Gargântua, que exploravam lendas populares, farsas, romances, bem como obras clássicas. Oescatologismo é usado para condenação humorística. A exuberância da sua criatividade, do seu colorido e da sua variedade literária asseguram a sua popularidade.

Erasmo de Roterdã - O Elogio da Loucura, (em grego Morias Engomion (Μωρίας Εγκώμιον), latim Stultitiae Laus) é um ensaio escrito em 1509 por Erasmo de Roterdã e publicado em 1511. O Elogio da Loucura é considerado um dos mais influentes livros da civilização ocidental e um dos catalisadores daReforma Protestante.
O livro começa com um aspecto satírico para depois tomar um aspecto mais sombrio, em uma série de orações, já que a loucura aprecia a auto-depreciação, e passa então a uma apreciação satírica dos abusos supersticiosos da doutrina católica e das práticas corruptas da Igreja Católica Romana. O ensaio termina com um testamento claro e por vezes emocionante dos ideais cristãos.
A Divina Comédia é sua  obra prima,  a iniciou provavelmente por volta de 1307, concluindo-a pouco antes de sua morte (1321). Escrita em italiano, a obra é um poema narrativo rigorosamente simétrico e planejado que narra uma odisséia pelo InfernoPurgatório e Paraíso, descrevendo cada etapa da viagem com detalhes quase visuais. Dante, o personagem da história, é guiado pelo inferno e purgatório pelo poeta romano Virgílio, e no céu por Beatriz, musa em várias de suas obras.





QUESTÕES DO ENEM

RESPONDA:

Questão 57: O texto foi extraído da peça Tróilo e Créssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601. 

“Os próprios céus, os planetas, e este centro 
reconhecem graus, prioridade, classe, 
constância, marcha, distância, estação, forma, 
função e regularidade, sempre iguais; 
eis porque o glorioso astro Sol 
está em nobre eminência entronizado 
e centralizado no meio dos outros, 
e o seu olhar benfazejo corrige 
os maus aspectos dos planetas malfazejos, 
e, qual rei que comanda, ordena 
sem entraves aos bons e aos maus." 
(personagem Ulysses, Ato I, cena III). 

(SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida: Porto: Lello & Irmão, 1948). 

A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria 

(A) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu. 
(B) da reflexão da luz do árabe Alhazen. 
(C) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico. 
(D) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei. 
(E) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.
Resolução

Resposta: Letra C

Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de apectos da cultura.

Comentários: O trecho do renascentista Shakespeare faz referência às idéias heliocêntricas de Copérnico, um outro renascentista. Questão simples de resolver, uma vez que a essência está neste trecho: "(...) porque o glorioso astro Sol está em nobre eminência entronizado e centralizado no meio dos outros(...)". Copérnico, com o modelo heliocêntrico (a terra gira ao redor do sol), desafiou o modelo vigente pela Igreja Católica, ou seja, o geocêntrico (o sol gira ao redor da terra).
Questão 18: O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as idéias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: “Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. (...) Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios” 
(apud. BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII, São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3.). 

Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as idéias de Roger Bacon 

(A) inseriam-se plenamente no espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o principal meio para antecipar as descobertas da humanidade. 
(B) estavam em atraso com relação ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela Igreja para o avanço científico da humanidade. 
(C) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do método experimental nas invenções industriais. 
(D)eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavam-se na tradição e na teologia. 
(E) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.
Resolução

Resposta: Letra E

Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Comentários: Esta questão utiliza o exemplo de um franciscano com idéias progressistas, que se posicionou contra idéias reacionárias da Igreja Católica na Baixa Idade Média. O candidato desatento pode achar que estas idéias estão inseridas no contexto histórico medieval, mas as grandes transformações culturais só foram ocorrer séculos depois, no Renascimento Cultural.

Questão 31: (...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.
(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium.)

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets.)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é

(A)a fé como guia das descobertas.
(B)o senso crítico para se chegar a Deus.
(C)a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
(D)a importância da experiência e da observação.
(E)o princípio da autoridade e da tradição.
Resolução

Resposta: Letra D

Habilidade: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Comentários: O uso da razão (racionalismo) foi uma das características do Renascimento Cultural. A questão utiliza comentários de dois grandes representantes deste período - o astrônomo Nicolau Copérnico e o artista e "faz-tudo" Leonardo Da Vinci. Ambos utilizaram a capacidade de observação em suas obras.
FONTE: