quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ASSIM EU APRENDO HISTÓRIA

MESTRE WILSON


PESQUISE E RESPONDA AS QUESTÕES X.[Entendeu ou quer que eu desenhe?]


 . "Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Conseqüentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus".
            (Jacques Bossuet, POLÍTICA TIRADA DAS PALAVRAS DA SAGRADA ESCRITURA, 1709)

"(...) que seja prefixada à Constituição uma declaração de que todo o poder é originalmente concedido ao povo e, conseqüentemente, emanou do povo".
            (Emenda Constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789)

a)      Explique a concepção de Estado em cada um dos textos.

b)      Qual a relação entre indivíduo e Estado em cada um dos textos?

. "Aquele que deu reis aos homens, quis que os respeitassem como seus lugares-tenentes, reservando apenas a si próprio o direito de examinar sua conduta. Sua vontade é que qualquer um nascido súdito obedeça sem discernimento; e esta lei tão expressa e tão universal não foi feita em favor dos príncipes apenas, é salutar ao próprio povo ao qual é imposta".
                                                     (Memórias para a instrução do Delfim. Luís XIV).

O texto anterior, atribuído ao rei francês Luís XIV, bem como sua frase "O Estado sou eu", dão as indicações sobre como se concebia a política e o poder real nos séculos XVII e XVIII. Defina tal concepção política e os elementos em que se baseava.


QUESTÕES RESPONDIDAS
01. Leia com atenção o texto adiante e, em seguida, responda às questões.

A doutrina de Copérnico, no século XVI, assinala o rompimento com a concepção de cosmos fechado, que dominou o pensamento ocidental medieval.
... o universo é esférico; em parte porque essa forma, sendo um todo completo e dispensando toda articulação, é a mais perfeita de todas; em parte porque ela constituiu a forma mais espaçosa, que é portanto a mais apropriada a conter e reter todas as coisas; ou também porque todas as partes separadas do mundo, seja o Sol, a Lua e os planetas, afiguram-se esferas.
            COPÉRNICO, N. "De revolutionibus orbium coelestium". Apud KOYRÉ, A. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 39-40.

a)      Explique, no contexto de revolução científica, o posicionamento da Igreja Católica envolvendo o físico Galileu Galilei.
 Galileu Galilei, foi condenado pela Inquisição por defender as formulações de Copérnico e de Giordano Bruno sobre o Universo, pois estas contrariavam o geocentrismo proclamado pela Igreja e por conseguinte, abalavam o próprio poder da Igreja.

02. Responder à questão associando os nomes dos artistas e escritores do Renascimento italiano (coluna A) com as características gerais de suas obras (coluna B).

Coluna A
1. Sandro Boticcelli
2. Leonardo da Vinci
3. Giovanni Boccaccio
4. Michelangelo

Coluna B
(  4  ) Escultor e pintor que realizou as obras Pietá, Davi e Moisés, inspirando-se na escultura gregoromana.
(  3  ) Escritor que produziu Decameron em dialeto italiano, obra na qual, com humor, faz uma crítica ao clero e aos costumes da época.
(  2 ) Pintor que, além de ter produzido o retrato mais famoso da história da arte, notabilizou-se como gênio inventivo.
(  1 ) Pintor que, influenciado pela mitologia clássica, concebeu Nascimento de Vênus e Alegoria da Primavera.

A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
a) 1 - 3 - 2 - 4
b) 2 - 4 - 3 - 1
c) 3 - 1 - 2 - 4
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) 4 - 3 - 2 - 1

03. Em 1516 foi publicado o livro "Utopia", do humanista inglês Thomas More. A respeito das idéias humanistas, é correto afirmar:

(01) More defendia a sociedade aristocrática inglesa; seu livro foi um elogio às elites e ao estilo de vida dos nobres, sendo a ilha Utopia uma representação da Inglaterra.
(02) Os humanistas ingleses e dos Países Baixos escreveram críticas impiedosas à sociedade e aos vícios humanos, aos homens da Igreja e aos maus governantes, como se pode ler, por exemplo, no livro "O Elogio da Loucura", de Erasmo.
(04) Uma das principais características do pensamento humanista é a crença na ligação entre conhecimento e governo justo. Isso explica a divulgação de obras de aconselhamento dos príncipes e de obras voltadas para a crítica social.
(08) Um elemento importante na formulação do pensamento humanista foi a defesa do bem público.
(16) Para os humanistas cristãos, a república perfeita era a república cristã fundada nas virtudes do povo e do príncipe.

Soma ( 30 )

04. Observe a figura e responda.

"Proporções do corpo humano", Leonardo da Vinci (1452-1519).
   a)      A qual concepção artística pertence?
 Renascimento ou Renascença.

b)      Quais as idéias da época que podem ser identificadas nesse desenho?
O antropocentrismo e o cientificismo que se opunham ao teocentrismo e o misticismo do período anterior ao Renascimento (Idade Média), considerada a "Idade das Trevas" culturais pelos contemporâneos da Renascença. 


05. O texto foi extraído da peça "Tróilo e Créssida" de William Shakespeare, escrita provavelmente, em 1601.
           
            "Os próprios céus, os planetas, e este centro
            reconhecem graus, prioridade, classe,
            constância, marcha, distância, estação, forma,
            função e regularidade, sempre iguais;
            eis porque o glorioso astro Sol
            está em nobre eminência entronizado
            e centralizado no meio dos outros,
            e o seu olhar benfazejo corrige
            os maus aspectos dos planetas malfazejos,
            e, qual rei que comanda, ordena
            sem entraves aos bons e aos maus."
            (personagem Ulysses, Ato I, cena III).
                        SHAKESPEARE, W. "Tróilo e Créssida". Porto: Lello & Irmão, 1948.

A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria
a) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.
b) da reflexão da luz do árabe Alhazen.
c) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.
d) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.
e) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.

06. O trecho abaixo é um diálogo entre D. Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, personagens da monumental obra de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha.

            "... " Quais gigantes? - Disse Sancho Pança.
            - Aqueles que ali vês - respondeu o amo [...]
            - Olhe bem Vossa Mercê - disse o escudeiro que aquilo não são gigantes, são moinhos de vento. [...]
            - Bem se vê - respondeu Dom Quixote - que não andas corrente nisto das aventuras, são gigantes, são; e se tens medo tira-te dai e põe-te em oração enquanto eu vou entrar com eles em [...] desigual batalha. "..."
            CERVANTES de Saavedra, Miguel de. "Dom Quixote de La Mancha." São Paulo, Abril Cultural, 1981. p. 55.

Analisando o texto, o momento e as circunstâncias em que foi escrito, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S), dando a SOMATÓRIA.

01. "Dom Quixote de La Mancha" é uma das principais obras do chamado Renascimento Cultural.
02. "Dom Quixote", como a maioria das obras do Renascimento, defende intransigentemente as instituições medievais, daí seu principal personagem ser um "cavaleiro andante".
04. William Shakespeare, autor de "Romeu e Julieta", "Hamlet", "Macbeth" e muitas outras obras e Luís de Camões, autor de "Os Lusíadas", também foram autores do chamado Renascimento Literário.
08. O Renascimento provocou mudanças na literatura, arquitetura, escultura, pintura, música e nas ciências.
16. O movimento renascentista representou o novo, o moderno - o mundo das cidades e do dinheiro, e se opunha aos conceitos e instituições medievais.
32. Renascença atingiu a Espanha de Miguel Cervantes, Portugal, a Inglaterra e os Países Baixos. Teve seu início nos grandes centros comerciais italianos como Veneza, Florença e Milão.

SOMA[ 61 ]

07. A estátua de David, hoje exposta na Academia de Florença, na Itália, é considerada uma das maiores obras da arte universal e um símbolo do Renascimento. O Renascimento é considerado por muitos historiadores um marco da "grande mutação intelectual do Ocidente" ocorrida nos séculos XV e XVI.

a) Cite outras três obras importantes produzidas pelo Renascimento, localizando seus autores e o país em que foram produzidas.

Shakespeare (Inglaterra): Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Otelo, A Tempestade, Sonho de Uma Noite de Verão, etc.

- Maquiavel (Itália): O Príncipe
- Leonardo da Vinci (Itália): A Última Ceia, Mona Lisa
- Michelângelo (Itália): A capela Sixtina, a Pietá
- Erasmo de Rotterdam (Holanda): O Elogio da Loucura
- Cervantes (Espanha): Dom Quixote.
 


08. O século XV, apesar de ser considerado como o século da decadência do Renascimento italiano, gerou gênios como Rafael Sanzio e Michelângelo nas Artes plásticas.

Na literatura, o grande nome foi Nicolau Maquiavel (1469-1527) que escreveu um texto antológico na história do teatro ocidental - A MANDRÁGORA- com a qual satirizava a sociedade florentina sobre o poder dos Médici. Ele é autor também de um famoso livro que o levou a ser chamado de "Pai da Ciência Política".

a)      Como se intitula esse livro e qual o seu conteúdo?
  O PRÍNCIPE - espécie de conduta para chegar-se ou manter-se no poder.

b)      Comente a máxima maquiavélica: "Os fins justificam os meios."
 Para se chegar ou manter o poder tudo seria possível.

09. Segundo Hobbes, inicialmente as sociedades viviam em estado natural, em completa anarquia. Então, os indivíduos formam o Estado para se protegerem contra a violência; só assim o poder do soberano é total porque é fruto do consentimento espontâneo dos indivíduos que doavam a sua liberdade ao Estado.Qual a frase usada por  Hobbes que resume esse seu pensamento?
"O homem é o lobo do homem"

10. Explique a frase de Luís XIV: "Um Rei, uma Lei, uma Fé".
 Significava que, com a concentração do poder na figura do soberano, haveria no reino apenas uma autoridade, apenas uma justiça e uma única autoridade religiosa: o rei.


11. Um mercantilista inglês escreveu: Os meios ordinários para aumentar nossa riqueza e tesouro são pelo comércio exterior, para o que devemos obedecer sempre a esta regra: vender mais aos estrangeiros em valor do que consumimos deles.
            (Thomas Mun, "Discourse on England's Treasure by Foreing Trade", 1664)

a)      O autor desse fragmento exprime um princípio essencial da política mercantilista. Era através dele que os mercantilistas explicavam a origem da riqueza dos estados. Que princípio era este?
 Balança comercial favorável .
b)      Por que as áreas coloniais da América foram fundamentais para a satisfação desse princípio mercantilista?
Graças ao monopólio metropolitano sobre o comércio colonial, a metrópole mantinha uma balança comercial favorável em relação à colônia, o que favorecia a acumulação primitiva de capitais na Europa.

12.       Balança fecha com déficit de US$ 315 milhões

O governo está comemorando o déficit de US$ 315 milhões na balança comercial do mês passado, bem abaixo do saldo negativo de US$ 811 milhões registrado em julho.
                                               (O GLOBO, 02/09/97)
                                              
A notícia acima identifica uma preocupação do governo em obter um saldo positivo nas correntes de comércio. Essa preocupação, no entanto, não é nova.
Na Idade Moderna - séculos XV ao XVIII, a formulação da idéia de uma balança favorável era decorrente das práticas econômicas .Sendo assim, indique alguns dos mecanismos que o Estado usava para garantir e manter o Superávit.
 Intervencionismo;
 Protecionismo Alfandegário;
 Monopólio;
 Colonialismo.

E MORREU MARIA PREÁ...











Nenhum comentário:

Postar um comentário